Resiliência na Ecologia das Comunidades e dos Ecossistemas

A capacidade de resiliência de um ecossistema esta diretamente relacionada com a riqueza das espécies e a transferência das funções ecológicas que elas tivessem. A saber, um sistema onde os componentes tem mais diversidade e numero de funções ecológicas terá mais capacidade de suportar de melhor maneira uma perturbação especifica.

Resiliência Ecológica

Em ecologia das comunidades e ecossistemas, o termo resiliência indica a capacidade de absorver as perturbações sem mudar significativamente suas características de estrutura e funcionalidade, o seja, que pode retornar no seu estado original quando a perturbação tem acabado. Nesse sentido, é possível observar que as comunidades ou ecossistemas mais complexos (possuem maior numero de interações entre os componentes) têm resiliência maior porque tem mais quantidade de mecanismos auto reguladores.

A capacidade de resiliência de um ecossistema tem relação direta com a riqueza de espécies e a sobreposição de funções ecológicas que elas têm. A saber, um sistema que tem componentes com maior diversidade e numero de funções ecológicas será capaz de suportar melhor uma perturbação especifica.

A resiliência pode ser definida como a capacidade de um sistema para retornar às condições anteriores à perturbação (Fox e Fox, 1986; Pimm, 1984, Keeley, 1986).

Para calcular um intervalo de tempo é feito dividindo-se as medidas antes e depois da perturbação de qualquer variável descritor do ecossistema (Tilman e Downing, 1994).

Fuente: Wikipedia http://es.wikipedia.org/wiki/Resiliencia_(ecolog%C3%ADa)

Adaptabilidade, vulnerabilidade e resiliência em sistemas sócio-ecológicos complexos: a sustentabilidade depende ...da qualidade dinâmica de manter a capacidade adaptativa e as oportunidades ... [Porque] o mundo real é cheio de surpresas ou choques e transformações estruturais no longo prazo ... Novas ferramentas e conceitos sao necessários para compreender as transições dos  sistemas adaptativos complexos.

Um exemplo concreto disso é a Adaptação à Mudanças Climáticas. Se precisa destacar a importância da perturbação, da diversidade e a novidade para determinar a resiliência e, portanto, a sustentabilidade dos ecossistemas e os esforços humanos asociados. "Este entendimento vai ter que se dirigir para a fixação de  sistemas sócio ecológicos particulares - e sua capacidade de adaptação – dentro de contextos regionais e globais maiores. Esta questão também foi identificada como uma prioridade alta em um relatório separado para a Série Arco Iris ICSU, usando o trabalho  extenso da Aliança da Resiliência.